BARBADENSIS MILLER

Denominada popularmente no Brasil como "babosa", planta originária da Africa, conhecida por sua beleza misteriosa, sua elegância selvagem e legendárias propriedades terapêuticas. Considerada como divindade por algumas civilizações, denominada " A planta da saúde e beleza ", dos primeiros socorros, queimaduras e dos milagres. Obteve seu primeiro registro histórico em 1500 AC no Papyrus Ebers, documento egípcio no qual detalhava especifícamente seu valor medicinal.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

PRÓPOLIS, O PODEROSO ANTIBIÓTICO DAS ABELHAS

Certamente as abelhas não poderiam deixar de lado a proteção e segurança de sua colméia, a merce dos virus, bactérias e os fungos, etc., provenientes da decomposição de bixos que se infiltram em seu enxame, tais como : ratões, vermes, aranhas, palomilhas etc. Para combate-los foi descoberto uma resina da casca das árvores, na qual é processada e utilizada para lacrar as fendas dos favos.

Conhecida atualmente como Própolis, a qual possui maravilhosas propriedades antibióticas. Desta maneira as abehas mantêm uma completa assepsia sua colméia e seu mel.

Utilizada por Aristóteles como remédio para múltiplo transtornos, e Plínio a usada para úlceras cutâneas.O tratamento com Própolis tem excelentes resultados em algumas enfermidades nervosas.

Russos e Poloneses descobriram a eficácia do própolis contra o bacillo da tuberculose e fungos rebeldes como o " Candida Albicans ".

Comprovado que o própolis da abelha reforça as defesas do organismo ( sistema imunológico ), sendo muito eficaz contra todos os tipos de infecções.

Composição

* 55% de resinas e balsamos
*25% de ceras
*10% óleos essenciais
*5% de pólen
*5% de outros componentes

Alguns desses componentes são:
Ramnocitrina Ácido ferúlico
Galagina
Crisina
Isalpinina
Tetracisina
Pectolinarigenina
Acetina
Pinostrobina
Quercetina
Pinocembrina
Pinobrankesina
Sacuranetina
3 acetil pinoban
Isosakuranetina
Pterostibena
Queracetina 3
Xanatororeol
Alcoolcimamil
Ácido mirístico
Ácido cinâmico
Ácido benzóico
Vanilina
Álcool benzil
Isovanilina
Ácido sórbico
Ácido cafeico
Eugenol

Analise realizada pelo Departaqmento de Química Orgânica da Universidade da Austrália Oeste.

Contém ainda uma grande quantidade de minerais como:

Alumínio, prata, bário, boro, cobalto, cobre, estanho, ferro, magnésio, manganês, molibdênio, niquel, chumbo, selênio, silício, estrôncio, vanádio e zinco.

Propriedades terapêuticas

*Anti-inflamatória e cicatrizante.
*Reforça o sistema imunológico.
*Antifungicida.
*Favorece a formação de anticorpos, assim como a propriedade fagocitária, aumentando dessa maneira a resistência contra infecções.
*Efeito antibiótico bem como bacteriostático quanto bactericida, muito ativa contra o Staphylococcus, Streptococcus, Salmonellas, proteus, Escherichiacoli, bacilo de koch e outros.

Aplicações

Os componentes que formam a Própolis a torna util contra muitas enfermidades, tais como:

Anemias
Anorexia nervosa
Arteriosclerose e arterosclerose
Infecções respiratórias
Úlceras e aftas bucais
Verrugas ou papilomas (tratamento bucal)
Infecções por fungos, bactérias e virús como herpes da pele
Tricomoniase vaginal
Acnes
Pólipos
Otites
Piorréias e gengivite
Supurações
Úlceras varicosas
Eczemas
Gastrites
Úlceras duodenais
Diarréia
Diverticulos
Psoriases
Insônia, depressão e nervosismo


Novas experiencias com a própolis sugerem a possibilidade de tratamentos de algumas infermidades rebeldes á cura, como a distrofia neuromuscular progressiva,mal de parkinson, insuficiência cerebrovascular, afecções da tireóide, febres reumáticas, osteoartrites, disfunções hepáticos-biliares e herpes.

Não existe contra indicação

O uso interno e externo é livre de contra-indicações, mesmo a ingestão de grandes quantidades resultará no máximo em uma diarréia, sem demais complicações. Algumas pessoas apresentaram pequenas alergias, no que somente resultara em um tratamento com pequenas doses.

A própolis é encontrada no mercado em forma de pástilhas de 500mg, ou na forma de melaço cor de café escura.

As doses mais comuns são: uma colher de sopa Três vezes ao dia, ou seis pastilhas ingeridas durante o dia, duas de cada vez. Em casos crônicos é possivel dobrar as doses, retrocedendo a metade quando a infecção ceder, normalmente associada com a temperatura.

Para a manutenção geral da saúde, recomenda-se uma dose diária de duas colheres ou três pastilhas de própolis.