BARBADENSIS MILLER

Denominada popularmente no Brasil como "babosa", planta originária da Africa, conhecida por sua beleza misteriosa, sua elegância selvagem e legendárias propriedades terapêuticas. Considerada como divindade por algumas civilizações, denominada " A planta da saúde e beleza ", dos primeiros socorros, queimaduras e dos milagres. Obteve seu primeiro registro histórico em 1500 AC no Papyrus Ebers, documento egípcio no qual detalhava especifícamente seu valor medicinal.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

MEL DE ABELHA

O mel faz parte da alimentação do homem desde os primórdios da civilização. As abelhas produzem substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêutico, e também como prazeirosa alimentação.
As abelhas produzem o mel, pólen e própolis. Os asiáticos utilizam o própolis no tratamento de tumores e feridas, e os gregos para curar abscessos e feridas. O própolis e o mel é mensionado na Bíblia, e em antigos textos persas e hebreus.
As abelhas aspiram o néctar das flores com sua trompa, transmite para sua boca, onde é processada com sua saliva, ocorrendo a transformação de um mel complexo em uma levulose e frutose de fácil digestão.Processo realizado através de uma enzima chamada invertina, encontrada em seu aparelho digestivo.
As abelhas coletam o néctar de flor em flor.O néctar é levado ao favo para converte-se em mel.Para encher seu estômago uma abelha pode voar por aproximadamente 1000 flores.Sçao necessárias 60 abelhas para encher um dedal de mel.

O tipo do mel depende das flores visitadas pela abelha.

O mel ao qual não foi extraído o pólen e a geléia real é considerado o mais puro, as colméias mais distantes dos pesticidas e da poluição possuem uma qualidade inigualavel, como por exemplo as regiões dos desertos do Arizona.

O mel é utilizado para nutrir crianças e enfermos devido a não possuir germes e possuir quantidades significativas de nutrientes, tais como:

*Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B12
*Biotina e ácido fólico
*Carotenóides que convertem-se em vitamina A
*Cobre, cálcio, manganês, ferro, potássio, fósforo, enxofre, 19 aminoácidos incluindo os 8 essênciais: Isoleucina, fenilalanina, treonina, valina, leucina, metionina, lisina triptofano.
*Varias enzimas e carboidratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário