BARBADENSIS MILLER

Denominada popularmente no Brasil como "babosa", planta originária da Africa, conhecida por sua beleza misteriosa, sua elegância selvagem e legendárias propriedades terapêuticas. Considerada como divindade por algumas civilizações, denominada " A planta da saúde e beleza ", dos primeiros socorros, queimaduras e dos milagres. Obteve seu primeiro registro histórico em 1500 AC no Papyrus Ebers, documento egípcio no qual detalhava especifícamente seu valor medicinal.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

VITAMINA C

Ingerindo uma boa dose de vitamina C diariamente pode-se prevenir mais de 120 enfermidades, conhecida também como ácido ascórbico. Suas propriedades aumentam quando ela é ingerida em conjunto com flocos de aveia, a vitamina C se fixa e é melhor absorvida pelo organismo e também agrega a magnifíca propriedade que a fibra da aveia tem de diminuir o colesterol do sangue. Ingerindo 39g de flocos de aveia diariamente percebe-se uma diminuição de 3% do colesterol do sangue nos adultos.

O organismo não é capaz de fabricar a vitamina C, por essa maneira dever ser ingerida diariamente, na forma de bebidas que a contenham, ou sob a forma de suplementos nutricionais. O Centro de Formação Médica do Reino Unido ( C.I.M ) recomenda ingerir uma mínimo de 50mg de vitamina C por dia.

É interessante saber que um cigarro destrói 25mg dessa vitamina, isto é metade da dose recomendada diariamente.

Os glóbulos brancos são responsáveis pela defesa do organismo contra qualquer ameaça hostil como as bactérias, para que estas defesas estejam com pleno poder de atuação é necessário a ingestão de uma grande quantidade de vitamina C, por este motivo a vitamina C é um elemento fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Eis o motivo pelo qual recomenda-se gargarejos com limão quando apresentamos sintomas de gripe ou infecções na garganta. O limão e a laranja são fontes de vitaminaC assim como outros cítricos.

Muito eficaz no combate á bactérias mais comuns no aparelho urinário, bem como transtornos no aparelho respiratório ( como asma, bronquite e a constipação ), e ajuda nos problemas de ressecamento nas mucosas pulmonares. A deficiência de vitamina C aumenta o risco de câncer de pulmão, e tem relação com com a Arterosclerose ( endurecimento arterial ).

Elemento fundamental para formação de colágeno, substância essencial para todo o organismo. O envelhecimento, gota, dores músculares, febre reumática, artrite, reumatóide, colite e inflamação nos vasos sanguineos estão relacionados ao funcionamento anormal do colágeno. A maneira de manter o colágeno com suas propriedades ativas é ingerindo uma maior quantidade de vitamina C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário